ONU envia equipe ao Haiti para investigar caso de abuso sexual

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, enviou nesta quarta-feira ao Haiti uma delegação de assessores para apoiar a Missão de Estabilização das Nações Unidas (Minustah) após o suposto caso de estupro de um jovem haitiano por marinheiros uruguaios. “Queremos apoiar todas as medidas disciplinares necessárias que a missão está tomando para aplicar a política de tolerância zero e garantir o bom comportamento de seu pessoal”, declarou à imprensa o porta-voz de Ban, Martin Nesirky.

“A ONU aprecia também o compromisso do governo uruguaio de tomar todas as medidas disciplinares necessárias, inclusive as judiciais, ao término das investigações”, acrescentou. Na semana passada o presidente do Uruguai, José Mujica, e seu ministro da Defesa, Eleuterio Fernández Huidobro, pediram publicamente desculpas ao governo e ao povo haitianos e anunciaram que aplicarão as “máxima sanções” contra os envolvidos.

Os responsáveis da Minustah já autorizaram na terça-feira a repatriação dos militares uruguaios supostamente implicados no estupro para que sejam submetidos à justiça em seu país.

Fonte: Terra

Deixe um comentário