Quanto vale 1 dólar?

dolarQuando se fala em missões de paz o primeiro obstáculo enfrentado é a questão orçamentária.

Não há dúvidas que a restrição financeira escondida debaixo da alegação de falta de dinheiro para contribuir com as ações da ONU limita a atuação das forças de paz, entretanto,  quando se fala em orçamento militar nacional parece não haver limites financeiros.

O presidente dos Estados Unidos pretende aprovar um orçamento militar para o próximo ano de aproximadamente 537 bilhões de dólares, de acordo com o deputado John Murtha, democrata da Pensilvânia. Todavia, o próprio deputado não sabe ao certo se este valor incluirá ou não os valores gastos nas guerras do Iraque e do Afeganistão, pois o mesmo não vinha sendo feito pelo Governo Bush que preferia pedir “fundos emergenciais” para a guerra a colocar os valores completos no orçamento regular.

Ao passo que os EUA gastam centenas de milhares de dólares em seu orçamento militar, a ONU prevê dificuldades em sustentar o financimento das missões de paz em andamento que tiveram seu orçamento aprovado em quase 8 bilhões de dólares para o período que vai de 1 de julho de 2009 até 30 de julho de 2010 ( US$ 7.769.979.100).

Enquanto que o aumento do orçamento dos EUA irá crescer em 22 bilhões de dólares em apenas 1 ano, sem contar gastos extras com as guerras, o orçamento da ONU desperta acaloradas discussões quanto ao seu crescimento calculado em menos de meio bilhão de um ano para outro (US$ 459.975.700).

Alan Le Roy, Subsecretário-geral da ONU para Operações de Paz, alega que será preciso reformular as missões de paz para reduzir seus custos.

Parece que fazer a guerra é mais barato do que fazer a paz!

About these ads

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: